terça-feira, 29 de março de 2011

Bem na foto

Na hora do clique, alguns truques e detalhes contribuem para as imagens – e você! – ficarem mais bonitas.
Você acha que sai mal em toda foto? A expressão "3x4" causa arrepios? Não se preocupe! Para a maioria das pequenas imperfeições que insistem em ficar evidentes na imagem, há uma forma de disfarce. Para conhecer esses truques, Vital conversou com dois fotógrafos profissionais, que revelam as melhores formas de ficar bem na foto.
Vamos começar com as temidas 3x4. Por incrível que pareça, há como ficar bem nesse tipo de foto. "É só arrumar a postura, estufar levemente o peito e deixar o rosto bem reto, sem levantar o queixo. Se for sorrir, que seja moderado, para não haver deformação das feições", afirma o fotógrafo Deco Rodrigues, especializado em moda e comportamento.
Antes de passar para as outras fotos, é necessário, primeiramente, fazer um breve exercício para descobrir seu melhor ângulo. E o melhor aliado é o espelho. "Ajuda bastante, a pessoa pode se olhar no espelho usando diversos ângulos. Uma dica bacana é usar dois espelhos, assim como nos salões quando cortamos o cabelo", explica Deco. Ele ainda destaca que cada pessoa tem uma característica facial diferente, ou seja, não há uma regra que vale para todo mundo. "Porém, o ideal é deixar o rosto sempre reto e sem levantar muito o queixo", recomenda.
Além disso, tente ser espontâneo ao máximo. Isso significa treinar as poses diante do espelho, para que a foto saia com naturalidade, conta, por sua vez, a fotógrafa Luciana Prado. "Aí, é só relaxar e ter a certeza de que vai sair bonita na foto", diz.
Pequenos truques
Luciana elaborou dez dicas para você ficar bem em qualquer foto. Confira:
1 - A câmera engorda. Para não sair gordinha, nunca fique com o corpo de frente para a câmera, com os ombros paralelos a ela. Vire o corpo levemente para um lado, mas mantenha a cabeça virada na direção da lente. E, como dizem as sábias avós: endireite a coluna e coloque a barriguinha pra dentro.
2 - Não deixe os braços caídos, encostados ao corpo. Coloque a mão na cintura ou até nos bolsos, levantando um pouco os cotovelos. "Isso dará uma aparência mais alongada e bonita aos braços", explica.

3 - Se a ideia é fazer um close do seu rosto, não deixe que o fotógrafo chegue muito perto. O correto é ficar a pelo menos cinco passos da pessoa e aproximar utilizando o zoom. Sem esse cuidado, o rosto fica distorcido.
Foto: Luciana Prado
4 – O sorriso costuma ser um problema na foto. "A tendência é forçar um sorriso exagerado, que além de não ter nada de bonito, faz as bochechas subirem tanto que os olhos quase desaparecem", afirma Luciana. Para evitar, pense em alguma coisa que a deixe naturalmente feliz e sorria de forma suave.
5 – O olhar deve estar sempre na direção que o nariz aponta. Caso contrário, vai parecer que alguém chamou você na hora da foto e distraiu sua atenção, além de mostrar muito a parte branca dos olhos.
6 – Quando for fotografada sentada, esqueça o conforto. Quanto mais confortável você se sentir, pior será o resultado! Sente-se na ponta da cadeira, com a coluna reta e as pernas projetadas um pouco à frente, um pouco distantes uma da outra e com os calcanhares levemente levantados. O fotógrafo deve estar posicionado um pouco acima de você, assim o efeito alongado será enfatizado.
Foto: Luciana Prado
7 – O queixo duplo é o campeão em reclamações. Para evitá-lo, estique o pescoço para a frente na hora da foto (o movimento que fazemos para olhar a ponta do pé, mas sem olhar para baixo). 
8 – Camuflagem sempre funciona. Use objetos, móveis, plantas e até pessoas para disfarçar partes que prefere não mostrar. Quando for fotografada junto com alguém, evite ficar mais à frente, no primeiro plano, porque isso faz você parecer muito maior. Fique sempre no mesmo plano ou um pouquinho atrás.
9 - Não levante muito o rosto na hora da foto, ninguém fica bem quando a câmera parece entrar por suas narinas. Mas evite também deixar o queixo muito baixo, essa posição acentua o tal queixo duplo que todo mundo quer evitar.
10 – Apoiar o rosto em uma das mãos é uma posição que deixa o contorno da face mais bonito. Mas faça isso com leveza, quase sem encostar de verdade, para não fazer o efeito contrário e deixar o rosto amassado.

GOSTARAM?
COMENTEM...
BEIJOS...

Um comentário:

  1. Se tem um tipo de Blog que adoro navegar são blogs com dicas de moda e beleza..
    Adorei seu blog.. sucesso!

    Obs: tudo muito perfeito! (principalmente a estetica do blog.. 'Adorei')

    ResponderExcluir